-
Arquitetos: Tianhua Design Lab
- Área: 200 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Chao Zhang, Ran Huo, Shenhui Mao
-
Fabricantes: HBIS Tangsteel, NATURE HOME, Xinyi Glass
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto enfrentou dois desafios desde o início: um sobre o contexto natural e o outro sobre a exigência cultural. Em primeiro lugar, o projeto está localizado em um parque ribeirinho. As árvores relativamente densas no local e a rígida política de proteção dificultam a construção de uma nova edificação. Em segundo lugar, como projeto municipal, o tema "Arquitetura Lingnan" foi determinado antes do início do projeto. Dessa forma, responder a um estilo tradicional com uma linguagem arquitetônica contemporânea também se tornou outro desafio para o projeto.
A Casa de Chá é definida pelas árvores e caminhos ao seu redor. Três árvores de diferentes tamanhos e formas estão dispostas diagonalmente no centro do terreno. Muros e funções de serviço são organizados contra as árvores, protegendo as raízes e maximizando a área interna. A edificação é dividida em dois volumes conectados com diferentes proporções e tamanhos.
Os dois volumes separados por árvores são projetados com coberturas inclinadas, que respondem ao clima chuvoso, minimizando o impacto na copa das árvores existentes. Isso permite que a edificação apresente diferentes atitudes em relação as, também distintas, interfaces urbanas: do lado norte, a cobertura pende para o rio, e a paisagem flui para o interior através das janelas definidas pelos pilares estruturais; do lado oeste, o volume está oculto atrás das árvores, permitindo que seja incorporado à paisagem.
Os telhados se projetam para os lados norte e sul, respectivamente, e o grande espaço sombreado sob eles serve como interior, resistindo à luz solar e à chuva. O espaço de degustação de chá é cortado em duas proporções pelas árvores circundantes, que proporcionam uma experiência espacial diferenciada: o ambiente do lado norte é relativamente homogêneo, podendo abrigar atividades multifuncionais; o ambiente no lado sul está acomodado entre árvores em uma forma linear.
A fim de minimizar o impacto da construção no entorno, o sistema de estrutura em aço torna-se a melhor escolha. O aço em forma de "H" é usado como elemento básico e um sistema de pilares duplos é utilizado para formar paredes curtas marcando a profundidade espacial na direção da paisagem. Ao mesmo tempo, o sistema de pilares duplos também otimiza a união de vigas de aço e colunas com diferentes ângulos. Para reduzir ainda mais o impacto do volume nas raízes das árvores, alguns pilares de aço são suprimidos e vigas com formatos especiais são instaladas para aumentar o vão. A fundação de concreto também foi especialmente projetada.
O corpo principal da edificação é envolto por aço corten vermelho enferrujado. Na borda do volume, as tubulações para captação da água da chuva estão escondidas em um componente pré-fabricado para formar um sistema de drenagem organizado.